terça-feira, 30 de maio de 2006

TC Parte 3 - Jim Jones e o MK Ultra (Essa é 100% verdade)

Acho que pouca gente com menos de 30 anos já ouviu falar desse cara. Ou se ouviu deve estar confundindo-o com o personagem cômico do Chico Anísio que o satirizava, Tim Tones. É um pouco assustador constatar que o responsável (in)direto pela morte de quase 1.000 pessoas, a poucos quilômetros do território brasileiro, nos nem tão distantes finais dos anos 70, foi esquecido quase que completamente. Talvez Jim Jones tenha sido vítima de sua própria Teoria Conspiratória, talvez tenham armado para ele. Sobraram poucos para contar a história, e suas versões são, no mínimo, duvidosas...

O reverendo Jim Jones nasceu em 31 em Lynn, Indiana. Filho de um líder da Ku Klux Klan com uma índia, sempre foi um sujeito atípico por natureza. Oscilava entre pólos idelógicos como bola de ping pong: marxista e anti-comunista, agente da CIA e da KGB; ao mesmo tempo profundamente devotado à religião, inclusive fundando sua própria seita aos 32 anos, o Templo do Povo. Foi aí que começou a ter visões da iminência do fim do mundo e a ouvir vozes dizendo que ele era a reencarnação de Jesus Cristo e Lênin. Juntos. Só rindo...

No entanto, assim como muita gente sensata hoje em dia embarca na barafunda dos televangelistas, na época muitos o levaram a sério. Depois de passear pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte, entre outras cidades da América do Sul, escolheu a Guiana para sediar seu culto. O nome da comunidade deixava claro o quanto era humilde: Jonestown.

O que aconteceu lá... bem, como já disse a história é nebulosa, um prato cheio para os conspirólogos extravasarem seus delírios. Um ex-seguidor, Phil Kern, escreveu um livro dizendo que Jones nunca havia deixado a KGB e queria transformar a comunidade num posto avançado soviético, embora o reverendo combatesse o comunismo ateu entre os fiéis. Em 78 a cidade de Jones já estava, literalmente, bombando, com mais de 1.000 habitantes e rumores sobre trabalho escravo em um regime totalitário fortemente controlado por capangas com fuzis. Como a maioria dos seguidores era de norte-americanos, os E.U.A. enviaram o deputado democrata Leo Ryan e mais uns repórteres à Guiana para investigar os boatos. Na visita a Jonestown, o representante da embaixada americana Richard Dwyer juntou-se a eles. Ryan e os repórteres nunca contaram o que viram.

Isso porque no momento em que iam embarcar no avião de volta aos E.U.A. todos foram barbaramente assassinados, supostamente por seguidores de Jones. Reza a lenda que os executores pareciam "zumbis remotamente controlados".

Aqui aproveito para abrir um parêntesis. TCs se assemelham a galhos de uma imensa árvore: estão todos interligados. No caso, é nesse ponto que o caso Jim Jones conecta-se ao desavergonhado programa da CIA de controle mental, o infame MK Ultra. O objetivo do projeto era criar assassinos-autômatos, sem vontade própria nem remorso. Para isso as cobaias (nunca se soube ao certo como eram escolhidas, provavelmente criminosos, mendigos e imigrantes ilegais) eram forçadas a ingerir uma infinidade de drogas além de serem submetidas a eletrochoques, lobotomias e hipnose. O "pupilo modelo" seria como o personagem do filme "Sob o Domínio do Mal": uma pessoa comum, até receber um comando através de um telefonema, por exemplo, que despertaria o assassino frio que foi criado em seu "treinamento". Diz-se, inclusive, que vários assassinatos atribuídos a malucos solitários, são na verdade complôs muito bem engendrados pela CIA. Lembra do John Lennon? Kennedy? Bom, o que se sabe de fato é que o programa existiu mesmo, conforme a própria CIA reconheceu em 1970 numa investigação do Senado americano, quando além disso comprometeu-se a não mais realizar experimentos desse naipe, ao menos em solo americano. Nessa hora os caras da CIA devem ter dito: "então vamos prá América do Sul, que é perto e lá as vidas humanas valem muito menos"...

E então nossa história volta à Guiana. Enquanto o deputado e os repórteres eram chacinados no campo de pouso, no acampamento Jim Jones anunciava a chegada do Apocalipse e conclamava os fiéis a tomarem Tang envenenado com cianeto. Eles não tinham muita escolha: você podia até recusar educadamente, mas aí vinha um capanga e enfiava uma bala na sua cabeça.

Oficialmente foram 913 mortos, inclusive o reverendo. Mas podem ter sido muito mais, pois os corpos das vítimas foram embarcados para os E.U.A. e imediatamente cremados, sob protesto dos familiares. Os mistérios não páram aí: as mesmas drogas usadas no MK Ultra foram encontradas em grandes quantidades em Jonestown. E mais: inexplicavelmente, o diplomata Dwyer estava presente nos assassinatos no campo de pouso, mas escapou ileso. Depois descobriram que ele era da CIA (de novo!).

Por fim, a cereja no topo dessa banana-split das Teorias Conspiratórias: Jim Jones tinha várias tatuagens. Mas o cadáver dele encontrado na comunidade não tinha nenhuma.

22 comentários:

Anônimo disse...

Isso aconteceu mesmo? 913?

Anônimo disse...

Muito interessante.
Tenho um certo interesse nessa história que lembra muito o que os supostos "enviados de Deus" prometem hoje em dia no Brasil. Isso prova o quanto aspessoas podem ser usadas...se permitrem .

Anônimo disse...

cara, eu nunca havia ouvido falar, sobre este sujeito.
mas, se tudo isso realmente aconteceu, por que ninguém fala sobre esse assunto?

Anônimo disse...

seu comentário me leva a uma capa da veja mostrando os fiéis mortos (ou suicidados) mas não me recordava do massacre dos olheiros.É interessante (eu que sou jornalista) não me recordar de um fato tão marcante para nossa profissão aqui no hemisferio sul. Evito acreditar em teorias conspiratorias, mas tudo indica que a CIa mandou um recado para nos
VEjam (e leiam) o que aconteceu depois ... os bispos edir etc etc

Anônimo disse...

A CIA e os evangélicos têm mesmo muita coisa em comum...

Anônimo disse...

É muita ignorância comparar os Evangélicos com Jim Jones, é claro que "alguns" trabalham na mesma linha de pensamento, mas antes de comentar, criticar ou vincular qualquer coisa, deve-se primeiramente conhecer todos os anglos em questão, portanto, uma pessoa que "nasceu e vai morrer católica" por exemplo, é inapta pra efetuar qualquer comparação, pois vive "manipulado" da mesma forma ou pior que os que morreram nesta comunidade.
Pior ainda, pra um repórter, que é incapaz de pesquisar a própria história da humanidade e comparar as "benditas" religiões atualmente existentes.

Anônimo disse...

ACHO MUITO INFELIZ O COMENTÁRIO COMPARANDO ESSE MANÍACO COM OS EVANGÉLICOS, POIS NÃO TEM NADA A VER UMA COISA COM A OUTRA. O EVANGÉLICO NUNCA PREGARIA O SUICÍDIO AO CONTRÁRIO, O EVANGÉLICO SÓ PREGA AMOR E PAZ ENTRE TODOS OS IRMÃOS, FILHOS DE DEUS QUE SOMOS E TAMBÉM NÃO É HÍPOCRITA A PONTO DE PREGAR QUE UM HOMEM DE DEUS NÃO PODE FORMAR FAMÍLIA QUANDO TEM MUITOS DE SEUS PREGADORES QUE NA VERDADE SÃO PEDÓFILOS, TARADOS OU GAYS QUE POR PRECONCEITO CONSIGO MESMO NÃO TEM CORAGEM DE SE ASSUMIR E SE ESCONDEM ATRÁS DE UMA RELÍGIÃO COMO FAZEM ALGUMAS IGREJAS CUJAS EXISTEM A MUITO MAIS TEMPO DO QUE AS EVANGÉLICAS MAS QUE JÁ ESTÃO COM A SUA CREDIBILIDADE EM BAIXISSIMO NÍVEL!!!!!!!!!

Hellen Cremonez disse...

BEM CADA VEZ MAIS VEJO EXEMPLO DE COMO AS RELIGIÕES DE UMA FORMA GERAL ALIENAM AS PESSOAS...QUANTAS MORTES, CONFLITOS, GUERRAS SÃO CRIADOS EM NOME DE "!DEUS"?
SINCERAMENTE, ACREDITO QUE MANTER A MENTE SENSATA E FUNCIONANDO É O MELHOR A SE FAZER...CADA UM POR SIM DEUS POR TODOS

Mari Avelino disse...

A materia é otima. Concordo plenamente com o que a Hellen disse ai.. se todos acreditamos em Deus pra que ficar brigando por causa de igrejas. Nada a ver. O templo dos povos era uma igreja evangelica sim, nao foi apenas uma comparaçao. Todas as religioes devem ser respeitadas.. mas na realidade nao e bem assim que acontece.. tens uns e outros que nao respeitam. Se a igreja catolica manipula pior que Jim jones o que dizer das religioes que se basearam nela? Os evangelicos(protestantes)?

XXX disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá... Como chegou a estas informações? Sobre o corpo/tatuagens e os inidicios de ligação com a CIA ou de alguma manipulação sabia por parte dos governantes?

Gostaria de saber mais sobre isso.

Obrigada.

Anônimo disse...

usar essa matéria para atacar os evangélicos,é ridiculo.

Anônimo disse...

Realmente foi um absurdo o que Jim Jones fez. Mais absurdo maior é compararem ele com os envangelicos... Ninguém aqui na terra tem o poder de julgar qual religião é certa, além disso o que importa mesmo é buscar a DEUS seja de qualquer forma ou maneira. Se é envagelico ou catolico não importa... além disso todas as religiões de um jeito ou de outra "manipulão" seus fiéis prova
disso é os proprios catolicos que vedem "pedaços do céu" mais não cabe a mim dizer se isso é certo ou não. Que cada um tire suas proprias conclusões porque quem vaii ter que prestar contas delas é nós mesmos!!!!

Anônimo disse...

ja houvi falar desse massacre, e li muitas reportagens, mas a maneira como vc screve faz parecer que tudo é ireal,e ate mesmo sugere que ele nao se matou.muito engraçado pois todas as reportagens são categoricas ao afirmar o suicidio de jim jones juntamente com seus seguidores.

Anônimo disse...

a crentaiada ficou toda ofendida.
Isso prova o quão fanáticos eles são, não aceitam nem uma piadinha

Unknown disse...

Isso eh realmente uma grande trajedia...vi o caso no fantastico e fiquei horrizado...a que ponto chega um cara totalmente lunático que se acha dono da verdade ...teorias conspiratorias a parte o fato acontecido foi mesmo trajico

Anônimo disse...

Nota do autor: veja a resposta aos comentários no post de 10/12/08, intitulado "Jim Jones vira hype e os Evangélicos fazem cara feia".

Anônimo disse...

Estava buscando saber mais sobre esse caso aqui achei coisas bem legais valeu ^^

Anônimo disse...

Livro sobre o assunto na www.andrashop.com.br .

Anônimo disse...

O homem é capaz de tudo! muito mais quando se esconde atrás das crenças e quer dominar os outros através dela. Para todos que estão debatendo sobre religião, deveriam ver ZEITGEIST, que pode ser considerado o filme mais esclarecedor e libertador de nosso tempo. Pode ser visto no YOUTUBE.
ABRAÇOS A TODOS.

Unknown disse...

isso é uma vergonha

Juliano Braga Bueno disse...

CADÊ AS TUAS FONTES MEU CAMARADA. vi que tu escrevestes um monte de coisas, mas qual a veracidade disso? claramente uma rede de desinformação simplesmente passada adiante