domingo, 28 de maio de 2006

Film Noir

O filme noir é um dos dois gêneros de cinema (ao lado do Western) criado originalmente nos E.U.A. No princípio não se sabia que se tornaria um gênero à parte, mas entre 1941 e 1955, boa parte dos filmes americanos - incluindo os melhores - compartilhavam características do que ficaria conhecido como "film noir". Protagonistas mais humanos e instáveis, belas femmes fatales, diálogos ríspidos, fotografia explorando efeitos de contraste e muitas cenas externas noturnas.

No âmago dos filmes noir havia uma tentativa de subverter os padrões convencionais de Hollywood nas tramas, (sempre finais felizes) personagens, (maniqueístas, o herói moralmente inatacável) e estrutura narrativa (modo cronológico de contar as histórias). Ao rejeitar os padrões, por consequência os cineastas estavam também renegando os valores da América urbana do pós-guerra, denunciando a hipocrisia e a corrupção que havia por trás da fachada de perfeição que a sociedade ostentava. Nesse processo, criou-se um gênero inigualável, com obras tão fortes que conservam seu impacto até hoje. A seguir uma lista dos filmes mais representativos do gênero, classificados de acordo com a Associação de Críticos de Nova York (não consegui achar a tradução de alguns):

1. Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944) de Billy Wilder
2. Relíquia Macabra (The Maltese Falcon, 1941) de John Huston
3. The Big Sleep (1946) de Howard Hawks
4. Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950) de Billy Wilder - um dos melhores que já vi
5. Out of the Past (1947) de Jacques Tourneur
6. O Grande Golpe (The Killing, 1956) de Stanley Kubrick
7. In a Lonely Place (1950) de Nicholas Ray
8. Laura (1944) de Otto Preminger
9. The Asphalt Jungle (1950) de John Huston
10. O Destino Bate à sua Porta (The Postman Always Rings Twice, 1946) de Tay Garnett

2 comentários:

Darwin disse...

Creio que eu não saberia apreciar essas artes, mas quem sabe? Ah, hoje tentarei apreciar obras do Gaiman, será que gostarei?

Anônimo disse...

adorei o post dedicado aos noir!!! mas falta uns preciosos ai..