terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Ironicamente, se eu levar esse blog adiante (já tive três e abandonei-os) vocês vão ler muita coisa sobre cinema. Fazer o quê, já nasci voyeur, o kino é minha praga e minha salvação. Desse modo acho praticamente inescapável trabalhar nessa área. E um dia talvez eu consiga captar uma fração ínfima dessa alucinação coletiva que poderia ser o sonho de uma pessoa, mas a que chamamos de realidade.

To-morrow, and to-morrow, and to-morrow,
Creeps in this petty pace from day to day
To the last syllable of recorded time,
And all our yesterdays have lighted fools
The way to dusty death. Out, out, brief candle!
Life's but a walking shadow, a poor player
That struts and frets his hour upon the stage
And then is heard no more: it is a tale
Told by an idiot, full of sound and fury,
Signifying nothing.


William Shakespeare (1564 - 1616), "Macbeth", Act 5 scene 5

Uma vez eu li esse trecho traduzido e foi uma coisa que ficou na minha cabeça, sempre que me sentia meio deprê eu me lembrava desta definição da vida, que a descreve como "uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada." Por que será que as pessoas mais brilhantes tendem a encarar a existência de modo tão cético e pessimista? "Ignorance is bliss"? Vejam só:

Life is something that happens when you can't get to sleep.

Fran Lebowitz (1950 - )

"A vida é o que acontece quando você não consegue dormir".


My one regret in life is that I am not someone else.

Woody Allen (1935 - )

"Meu maior arrependimento na vida é que não sou outra pessoa".


Life is a sexually transmitted disease.

R. D. Laing

"A vida é uma doença sexualmente transmissível". (genial essa, hein?)


Life is what happens to you while you're busy making other plans.

John Lennon (1940 - 1980), "Beautiful Boy"

"A vida é o que te acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos". ( tão legal que é citada em "Profissão de Risco", com Johnny Depp, grande filme).


Na próxima vou colocar umas abordagens mais otimistas. E a quem quer que tenha lido até aqui, obrigado pelo interesse.

Nenhum comentário: