sexta-feira, 16 de junho de 2006

Macarronada nossa que estais no céu...

Dando prosseguimento à minha tentativa de reavivar nossas mentes e espíritos do efeito lobotomizante da Copa, e aproveitando que é feriado de Corpus Christi, venho por meio desta apresentá-los a uma nova religião. Um culto que guarda muitas semelhanças com o Cristianismo, ambos reforçam os mesmos valores e têm o mesmo grau de aceitação na comunidade científica: a Seita do Monstro-Spaghetti Voador (Flying Spaghetti Monsterism).
Um professor americano criou essa paródia religiosa para protestar contra a decisão do Conselho Educacional do Kansas que obrigava as escolas locais a ensinar a Teoria Criacionista do Design Inteligente como alternativa à Teoria Evolucionista de Darwin. Prá começo de conversa, o Criacionismo não devia nem ser chamado de Teoria, pois nunca foi feito nenhum experimento científico para comprová-lo. O correto seria usar o termo "hipótese". O Design Inteligente nada tem de científico, muito menos de inteligente, na verdade é uma asneira sem tamanho. Seus defensores acreditam que o design dos seres vivos, a propalada perfeição da natureza, só se explica com a existência de um designer consciente, o grande escultor do Universo, Deus.
Dá até para entender porque tanta gente deixa-se levar pelo verniz científico da coisa. Perguntas acerca de nós mesmos que não podemos responder são incômodas. O Ser Humano é orgulhoso demais para admitir que descende de macacos e além disso, até hoje não se encontrou o famigerado elo perdido que comprovaria a tese de Darwin. Mas, se por um lado o Evolucionismo ainda apresenta alguns buracos, aproveitar essas lacunas para se inventar uma história mirabolante que uma entidade nos desenhou, assim como o Angeli desenha uma tirinha, e ainda chamar essa idéia de "científica", é no mínimo desonesto, ou ingênuo, dependendo de quem está falando.
Em uma carta aberta em seu website, o tal professor defende a crença em uma entidade criadora feita de macarronada com almôndegas chamada "Flying Spaghetti Monster"(FSM) e que tal idéia devia ser ensinada nas escolas. Esse tipo de argumentação, chamado de reductio ad absurdum (redução ao absurdo, ou prova por contradição), consiste em assumir como verdade o contrário que queremos provar, chegando-se a uma contradição. Se a teoria do FSM é absurda, e foi construída com os mesmos tipos de suposição utilizados na teoria do Design Inteligente, então ambas teorias são absurdas, carecem de provas factuais e não deviam ser de forma alguma ensinadas nas escolas.
Eu poderia encerrar este post aqui, já deixei claro meu ponto de vista, não sou ateu mas também não acho que só porque há um Poder Superior devemos acreditar em tudo que os homens escreveram sobre ele, inclusive na Bíblia. Mas Bobby Henderson, o professor, me matou de rir com seu...

EVANGELHO DO FLYING SPAGHETTI MONSTER (fragmentos)

- Um FSM invisível criou o Universo, começando com as árvores, montanhas e um anão.
- O efeito-estufa, furacões, terremotos e outras catástrofes naturais são consequência direta do declínio do número de piratas desde o Século XIX. A prova está no gráfico:
- Toda evidência indicando a veracidade da evolução das espécies foi plantada pelo FSM. Ele testa a fé dos pastafarianos (seguidores do FSM) fazendo as coisas parecerem mais velhas do que de fato são. Por exemplo, um cientista mede a idade de um artefato através de testes com carbono 14 e descobre que ele tem cerca de 10.000 anos. Mas o que ele não sabe é que o FSM, invisível e todo-poderoso, está lá o tempo todo do seu lado manipulando o resultado do experimento.
- O Paraíso do FSM inclui pelo menos um vulcão que jorra cerveja gelada e uma fábrica de strippers.
- "Lamen" é a conclusão oficial das orações, uma mistura de "Amém" com lamen, aquele macarrão tipo miojo. Mais detalhes sobre a liturgia da religião FSM podem ser encontrados aqui.
- Um pequeno exemplo da sabedoria do evangelho FSM: "É mais fácil uma lasanha passar por um cannelloni que um rico entrar no Reino dos Céus"

Ajude Henderson a disseminar a palavra do Senhor. Visite também o seu site.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aahahahahah.

Menino, adorei isso.
Certamente essa religião, se não resolvesse todas as minhas dúvidas, mataria a minha fome.
:P

Beijos.

Sun disse...

ameiiiiiiiiiii
hahahahahahahahahaha
entrei no site do Henderson, inacreditável, o FSM está se espalhando pelo mundo! Eu estava a procura de uma religião.. quem sabe!

Só uma pergunta... vc falou sobre um "elo perdido" de Darwin.. sobre o que vc estava falando?

Sun disse...

ah.. tb gostei do seu blog, vou até colocar um link dele no meu!