quarta-feira, 7 de junho de 2006

Mitologia Egípcia - Hathor e Sekhmet (Parte 2)


Deusa da maternidade, da alegria, da música e da dança. Representada como uma figura humana feminina com chifres de boi e um disco do sol sobre a cabeça, ou como um vaca mesmo. (Só os ocidentais e suas mentalidades distorcidas para atribuir a palavra "vaca" a um pejorativo. Não entando)

Ela cuidava de todas as mulheres, mesmo depois de sua morte, assim como Osíris cuidava dos mortos. Contudo, ela tinha um lado negativo como Sekhmet (mulher com cabeça de leão), o Olho de Rá, a destrutiva Deusa do Sol. Os egípcios sabiam que o mesmo sol que lhes dava vida podia também tirá-la, através das secas que arruinavam suas colheitas.

Rá, O Deus Sol, estava irritado com a Humanidade porque ela ridicularizáva-o. Ele disse que ia enviar sua ira através de Sekhmet. Ela desceu à Terra, matou muitas pessoas e bebeu seu sangue. Sua fúria desmedida espantou Rá, que queria apenas uma leve punição. Então ele pôs um corante vermelho na cerveja (sim, o Egito Antigo já tinha cerveja, de fato eles a inventaram) e ofereceu a Sekhmet. Ainda sedenta por sangue, a Deusa bebeu tudo, e embriagada, adormeceu. Quando acordou Rá persuadiu-a a cessar a matança dos mortais
Obs: Hathor à direita e Sekhmet à esquerda.

Nenhum comentário: