sexta-feira, 2 de junho de 2006

Mitologia Egípcia - RÁ (Parte 1)

A mitologia grega já é muito incensada, todo mundo sabe que Zeus é o Deus-mór, Afrodite é a deusa da beleza etc. Mas pouco se fala da mitologia egípcia e o quanto influenciou os gregos, pois ela veio antes. Por acaso deparei-me com uma página na web sobre Deuses egípcios e achei tudo muito legal. Eu adoro gatos, eles também os veneravam a ponto de construir mini-sarcófagos para os bichanos serem mumificados com seus donos. Os Deuses egípcios não são infalíveis e perfeitos e a organização religiosa nada tem de patriarcal, bem diferente das crenças monoteístas que conhecemos. A idéia é falar de um Deus de cada vez. Vou começar com o mais importante.

- O Deus do Sol, Rei dos Deuses, um falcão coroado por um disco solar (ou homem com cara de falcão). Ele navega pelo Paraíso na "Barca de 1 Milhão de Anos". Morre no final de cada dia, quando vai para o Mundo Subterrâneo e deixa a lua tomar o seu lugar. No caminho passa por 12 portas, simbolizando cada hora noturna e ressuscita na manhã seguinte.

As jornadas marítimas de Rá nem sempre eram tranquilas, ele poderia ser atacado pela serpente Apep. Seth (Deus do Deserto) e Bastet (Deusa dos Gatos) eram seus guarda-costas. Depois de um tempo Seth passaria para o lado negro da Força.

Todo seu poder devia-se ao seu nome secreto, que ninguém sabia qual era. Com o passar dos séculos ele foi envelhecendo e começou a babar como um velho senil. Ísis coletou sua baba (sem comentários) e com ela fez uma serpente. Depois escondeu-a no meio do caminho de Rá, e quando ele passou foi picado pelo réptil de saliva. Seus hurros de dor atraíram todos os outros Deuses, mas eles não sabiam como curá-lo. Então Ísis, Deusa da Mágica, falou que tinha a cura, mas em troca Rá tinha que contar para ela seu nome secreto (mulheres...). Entre morrer de vez e abrir mão da exclusividade de seus poderes, Rá escolheu por revelar o segredo, tornando Ísis tão poderosa quanto ele.

Nenhum comentário: