quinta-feira, 9 de março de 2006

Letra: A Bela e a Fera


Tenho que aprender a colocar música nesse blog. Uma das primeiras seria essa. Faz parte do disco "O Grande Circo Místico", mais um fruto da inimitável parceria Chico Buarque/Edu Lobo - que também rendeu o clássico "Saltimbancos", um disco exemplar, da rara estirpe de música brasileira de qualidade para crianças. O "Grande Circo..." também se encaixa nessa categoria. As músicas são bem diferentes entre si, igualmente ótimas, cada uma com seu próprio clima, uma verdadeira viagem auditiva. Sou muito grato a meus pais por terem me proporcionado o privilégio de ouvir discos como esse aos nove ou dez anos. Quando vejo as gerações posteriores à minha consumindo Xuxa e essas Britney Spears da vida fico revoltado e com pena. Tá certo que tivemos Menudo, mas em compensação a Globo fazia uns musicais antológicos (quem não se lembra de "Plunct Plact Zum", com Raul Seixas e mais uma galera da pesada?). Voltando ao Circo... talvez você o tenha e nem saiba. Se o pessoal da sua família foi esperta o bastante de não ter se desfeito de seus velhos LPs - minha mãe deu todos - há uma chance de você encontrar preciosidades como essa. Mas mesmo se esse não for o caso, não se aflija, está disponível também em CD. E vale cada centavo que você pagar para adquiri-lo, principalmente se tiver filhos pequenos. Neste link: www.cliquemusic.com.br/artistas/artistas.asp?Status=DISCO&nu_disco=922 pode-se ouvir o início de cada música; confesso que ao ouvi-las fiquei meio frustrado - são só 30 segundos - mas tempo suficiente para eu ser tomado por uma nostalgia avassaladora. A perfeição da infância, vários universos a serem descobertos, o mistério permeando tudo... A leveza da "Dança dos Clowns", o clima vintage supercool de "A História de Lily Braun", a energia contagiante de "Na Carreira", a singeleza da "Ciranda da Bailarina" - todas as músicas de Chico e Edu, mas cada uma com um intérprete diferente - e a minha favorita, "A Bela e a Fera", na voz de Tim Maia! Pelo menos a letra dá prá revelar:

Ouve a declaração, oh bela
De um sonhador titã
Um que dá nó paralela 
E almoça rolimã
O homem mais forte do planeta
Tórax de Superman
Tórax de Superman
E coração de poeta
 
Não brilharia a estrela, oh bela
Sem noite por detrás
Tua beleza de gazela
Sob meu corpo é mais
Uma centelha num graveto
Queima canaviais
Queima canaviais
Quase que eu fiz um soneto
 
Mais que na lua ou no cometa
Ou na constelação 
O sangue impresso na gazeta
Tem maix inspiração 
No bucho do analfabeto
Letras de macarrão
Letras de macarrão
Fazem poema concreto
 
Oh bela, gera a primavera
Aciona o teu condão
Oh, bela, faz da besta fera
Um príncipe cristão
Recebe o teu poeta, oh bela
Abre teu coração
Abre teu coração
Ou eu arrombo a janela

Nenhum comentário: