quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Liberdade, versão ocidental Século XXI

Não parece, mas isso é um controle remoto de tv a cabo, mais de 100 canais, um mundo de escolhas no conforto do seu sofá.


6 comentários:

Anônimo disse...

legal a crítica contida na imagem e os comentários sobre a letra da música!!! Estava sentindo falta de umas postagens legais assim. Estou quase terminando aquele texto lá (no final ele assumiu um tom mais crítico); não estou conseguindo colocar umas imagens no post (só consegui colocar aquele desenho pequeno lá em cima); vou ter que publicar num outro post as imagens que eu quero. Quanto ao autor e ao livro que vc falou, nunca tinha ouvido falar; a relação entre eles e o texto é que a antipsiquiatria propõe um enfoque mais geral, digamos assim, do paciente; e não só como se esse fosse um conjunto de células neuronais e neurotransmissores??? é isso?
Teve um escritor sobre o qual vc falou em um post antigo: Scott Fitzgerald (é assim que se escreve???), um americano da década de 20, 30, que a mulher morreu num incêndio num hospício. Fiquei interessada nesse escritor. Eu tô lendo agora Crime e Castigo, do Dostoiévisk; excelente!!! Estou na pág. 220 (mais ou menos); vou até ficar uns dias sem postar nada; só depois que terminá-lo é que vou mexer no computador, e talvez eu post algo sobre o livro. Já é a segunda vez que eu o pego; a primeira li até a página cento e pouco (foi no começo do ano); aí peguei de novo agora nas férias, mas tive que começar tudo de novo (fica muito estranho começar de onde vc parou há vários meses atrás; eu não quero que isso aconteça de novo... ainda mais que o livro, apesar de ser muito grande, tem a história toda se passando em poucos dias; pelo menos até onde eu li, passaram-se uns oito dias dentro da história). Depois que ler esse livro, estou afim de ler os outros livros do Dostoiévisk; mas antes quero ir para os nacionais, tipo Machado de Assis e Jorge Amado. Ifelizmente, na época de ensino médio e vestibular, eu estava envolvida com outras coisas e interesses, e não li quase nada; esses dois últimos autores que eu falei costumam ser lidos nessa época, né?
Daqui há um mês eu volto às aulas, e aquela faculdade me absorve de um tal jeito que não consigo ler muito além do que ela pede. No mais, um abraço!, e continue postando coisas legais assim. Eu vi uma campanha num blog aí pedindo que as pessoas trocassem o workut pelo blog. Realmente, é muito melhor blog, vc pode expor suas opiniões e idéias; workut é praticamente só foto... imagens e muitos falsos amigos. Já reparou como existem lá as comunidades?, sempre tentando encaixar as pessoas dentro de setores e prateleiras específicas. Mas eu acho que tem espaço para os dois; a maioria das pessoas só quer aquilo mesmo... muito superficial. E sempre vai ter gente que vai preferir os blogs; mesmo em blogs mais impessoais como o seu, dá pra gente saber do que a pessoa gosta, mais ou menos como ela é...

Anônimo disse...

A conferência do Franco Basaglia, no Brasil, foi em 79, mas o livro Psiquiatria Alternativa só foi publicado depois de sua morte; esse expoente do movimento antipsiquiátrico morreu em 80.
Tem um outro livro que eu queria ler: A Sangue Frio, do Truman Capote (eu não vi o filme, muito comentado, sobre a vida dele; mas vi o documentário no GNT... fiquei curiosa. Será que o livro é tão bom quanto falam? Vc já leu?)

Anônimo disse...

Eu faço parte da "corrente" da liberdade de escolha.

É bom ter opções, mas o melhor é saber escolher, realmente, o que é melhor pra nossa vida.
Acho muito "frankfurtiano" culpar a televisão ou qualquer outro meio por tanta mente tacanha.
Sei lá... tenho a impressão que a ignorância e o "aprisionamento" pra quem tem 100 canais ou internet com 8mb é opção. Pura e simples.
Tem gente que prefere receber informação digerida. Pensar dá trabalho.
Fazer o quê?

E a "viagem" do meu comentário no outro post, não foi metáfora.
risos

Beijinho.

Sun disse...

Adorei a imagem!!!!

como podem passar o dia todo segurando isso?!?

>>faltou escrever "Globo e vc, tudo a ver!"

Anônimo disse...

hahaha
sorry, tive que rir! Mas a culpa é mais da mão, do que do controle remoto!
abraço

Anônimo disse...

ah...eu quero um controle desses com algema e tudo! hahaha Desejo-te ótimo ano novo!!:D