domingo, 6 de maio de 2007

Bolas de cristal

O que acontece quando video games se unem à web2.0? Quando o mundo virtual se junta a mapas geoespaciais do planeta? Quando simulações tornam-se reais e o mundo dos negócios vira virtual? Quando você usa uma Terra virtual para navegar a Terra física e seu avatar torna-se mais importante que sua própria identidade no mundo real?

A revista Rolling Stone (edição brasileira) de abril traz uma reportagem sobre sites de alto nível que especulam, de forma bem embasada, sobre o futuro do planeta e da raça humana. São sites extensos, portanto não vou me aprofundar em detalhes. Mas cada um merece uma visita demorada. Pena que sejam todos em inglês:

http://accelerating.org/
Subsidiária de um grupo de pesquisa futurista de Los Angeles que reúne diversos fóruns de discussão (future salons) onde são debatidas inovações e tendências na economia, sociedade, tecnologia e ciência. Há também o Metaverse Roadmap, uma pesquisa sobre nosso próximo salto tecnológico: internet em 3 dimensões.

http://www.worldchanging.com/
Site voltado para ecologia e meio ambiente, muito informativo. Saca só essa citação:
"O que compramos e usamos, mantemos e jogamos fora, o que desperdiçamos e conservamos: a tralha em torno de nós indica que tipo de vida levamos. Ser um cidadão próspero do século XXI é como flutuar num oceano de objetos - cada um com sua história e futuro. Podem estar fora de nosso campo de visão, mas em termos práticos globais, essas histórias e futuros têm um papel fundamental na conservação do meio ambiente."

http://www.ted.com/
Conferência anual sobre Tecnologia, Entretenimento e Design (TED) que reúne verdadeiras sumidades de diversos campos de conhecimento para realizarem palestras e debates. Explore o site escolhendo um tema ou palestrante: Bono chama a atenção para a miséria na África, Bill Clinton expõe seu projeto de implantação de um sistema de saúde em Ruanda, Peter Gabriel fala da Witness, a ONG que criou cujo objetivo é distribuir câmeras digitais a pessoas comuns em lugares conturbados a fim de denunciar abusos e injustiças. Este site deve ser obrigatoriamente visitado

2 comentários:

Guto Melo disse...

Boas dicas. Vou dar uma navegada nos sites.

Anônimo disse...

Passei nos três e me chamou a atenção o último.
Depois, com calma, vou lá.

Vi uma revista hoje na banca que é a sua cara: Sci fi.
Nem sabia que existia uma revista com esse título (e isso, é a minha cara).

Beijo.