sexta-feira, 18 de agosto de 2006

A Realidade da Mente - Parte 4 - PNL

Just Horsing Around: Kerry Mithell

Programação Neurolinguística, estudo sobre como a mente é influenciada pela linguagem e como organizá-la para funcionar de uma determinada maneira. Uma área controversa, onde pululam charlatões com seus livros de auto-ajuda, que no fim das contas não deixa de ser o objetivo final dessa série de posts. Isso me faz ficar meio com um pé atrás quando traduzo as informações que obtenho no site.

A PNL trata sua mente como um aparelho de tv, onde você pode regular o brilho, o áudio, a intensidade das sensações que marcam as imagens que passam por nossas cabeças. Parece reducionista, mas muita gente séria e instruída bota a maior fé. Como foi dito em posts anteriores, corpo e mente se afetam mutuamente. Alterando seus estados mentais você altera sua fisiologia e vice-versa.

A memória e a imaginação nos transportam para outros tempos e lugares, com elas podemos reviver experiências passadas ou projetar eventos futuros. Acho que poucas pessoas têm consciência do poder que reside nessas habilidades. Temos a capacidade de mudar como percebemos e sentimos determinadas situações. Cada um de nós enxerga o mundo de uma forma diferente. O mundo é o território, a maneira como o percebemos é o mapa. Apesar de vivermos no mesmo mundo, meu mapa não é igual ao seu.

Fractal World

Somos governados por duas forças invisíveis, Estado e Modelo de visão do mundo. O Estado comanda nossas ações e comportamento no momento, o Modelo determina nossas escolhas a longo prazo e como armazenamos nossas experiências.

Many Lisas

A PNL sustenta que podemos estar alinhados ou não com nosso "Eu Superior". Estando alinhado, você experimenta todos os Estados desejáveis como alegria, confiança, paz, liberdade, poder, satisfação etc. Sentimentos como raiva, tristeza, melancolia, insegurança, preocupação, medo, ansiedade, fraqueza, frustração resultam do desalinhamento com o Eu Superior. Mais do que isso, ela possibilita que você não fique refém desses sentimentos e passe a governá-los, em vez de eles te governarem. Acho que podemos estabelecer um paralelo entre o alinhamento com a pulsão de vida e desalinhamento com pulsão de morte, conceitos junguianos. Parece maravilhoso, mas na prática quem dera se fosse simples assim...

Os entusiastas da PNL argumentam que ao contrário de alguns modelos psicológicos, ela parte do pressuposto que as pessoas "funcionam" perfeitamente, têm dentro de si todos os recursos que precisam, e que se há problemas, eles não estão nelas, mas na forma como foram "programadas". Me remete ao exercício de Jane Elliott (clique no fim da página no mês de abril e procure o post "Jane Elliott também tem um sonho"). A PNL possibilita que você interfira em seus Estados, referenciais, memórias, modulando-os de acordo com sua vontade. Não importa o conteúdo da experiência e sim sua estrutura. Se reconhecermos a estrutura, podemos recriar a mágica. Uma experiência desagradável pode ser encarada como determinante em sua vida ou como parte de um processo de transformação. A escolha é sua.

Mandel Lisa

Espírito é Consciência. Sua consciência define sua realidade, que por sua vez influencia o modo como você se sente.

Ascension

A Auto-Imagem é o nível fundamental que determina todo o resto.

O Inconsciente trabalha duro para manter e proteger sua Auto-Imagem. Um molde que vai determinar seu comportamento. Portanto, se você se enxerga como alguém feliz e bem-sucedido, inconscientemente você será guiado e compelido para agir de forma a obter felicidade e sucesso. Confesso que eu mesmo tenho dificuldade com isso, esses caras bem-sucedidos, atléticos, com muitos amigos, bons empregos e sempre de bem com a vida me irritam profundamente.

Se você não acha que merece amor, sucesso ou abundância, você não vai correr os riscos para alcançar essas metas. E mesmo se uma oportunidade surgir na sua frente, você se sabota, porque uma mudança positiva não vai combinar com uma auto-imagem empobrecida.

Portanto, é fundamental que suas crenças sobre si mesmo venham à tona.

P.S. Nossa, esse post ficou auto-ajuda demais da conta. Vou pôr umas imagens bem loucas para dar uma balanceada.


Nenhum comentário: