sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Shake Hands with the Devil - O Inferno é lá mesmo

Roupas das vítimas do genocídio


Imagina a situação: você está empunhando uma arma, mirando sua própria mãe (ou pai, filho, companheiro, alguém muito especial) enquanto outra pessoa está apontando uma arma para você. Essa pessoa diz:"ou aperta o gatilho, mata sua mãe e sobrevive ou eu mato vocês dois".

Não peço para sequer pensar nesse dilema. Ele abre o texto porque foi uma situação emblemática do genocídio que ocorreu em Rwanda, minúsculo país centro-africano cuja perversa forma de colonização européia detonou em 1994 uma das mais violentas catástrofes do século. Um belo país (as paisagens remetem às montanhas de minas) um povo alegre e cordial. No entanto, as atrocidades que ocorreram em uma espécie de paupérrima guerra civil - a maior parte dos assassinatos foi feita a golpes de facão - não encontra paralelo no sangrento Século XX, e olha que a concorrência é braba. Entre 800.000 e 1.000.000 de pessoas morreram em não mais que 100 dias, mais do que um a cada dez ruandeses pereceu.

General Dallaire

Lembro de ter lido no jornal sobre o genocídio, sempre matérias secundárias, a imprensa julgava o boquete da Monica no Clinton mais importante, depois vinha a Guerra na Iugoslávia e só então lembravam dos africanos. Em matéria de linhas de jornal, a morte de um americano corresponde à morte de uns 1.000 africanos. Êta mundinho fudido. Líderes de países ricos manifestavam publicamente sua preocupação com a matança, mas nada se fez para evitá-la. Jornalistas estrangeiros já alertavam sobre a iminência de uma chacina de grandes proporções, mas quem podia intervir, EUA e Europa, nada fizeram. Quase todo o contingente militar da ONU estava no conflito europeu e acabou sobrando para o General canadense Roméo Dallaire, chefe da UNAMIR - Union assistence Mission for Rwanda. Ele estava no país há pouco mais de um ano, mas logo aprendeu que uma rivalidade étnica foi a causadora da barbárie.

No passado, antes da vinda dos colonizadores alemães, depois belgas, as etnias hutu e tutsi conviviam harmonicamente. Os tutsis eram a elite, donos do gado, os hutus trabalhavam na lavoura. A fim de se prevenirem contra movimentos emancipatórios, os belgas incentivavam disputas entre as duas etnias, fomentavam o ódio de forma irresponsável e inconsequente. A independência foi obtida nos anos 60, mas pouco mudou as coisas. A presença alemã no país foi tida como igualmente perniciosa. Julgava-se que os tutsis tinham uma ascendência nobre, oriunda do norte e que seu papel era subjugar os hutus subsaarianos.

Foi em 89 que a tragédia começou a se prenunciar. O preço do café, principal produto de exportação do país, caiu pela e ao mesmo tempo uma seca piorou ainda mais as coisas. O governo, de maioria hutu, investia nas forças armadas em detrimento de itens como infra-estrutura, saúde e educação. No final de 90, guerrilheiros tutsis apoiados por Uganda invadem o país, em 93 a ONU intervém e convence ambos os lados a assinarem um tratado de paz, o Acordo de Arusha. Cria-se um governo de coalizão, dividindo o poder entre hutus e tutsis. Um verdadeiro estopim de pólvora, sobretudo porque os extremistas hutus foram ignorados nas negociações, o que aumentou ainda mais sua revolta contra os tutsis. Nessa época Dallaire chegou no país com um efetivo de 2.500 soldados da ONU, os famosos capacetes azuis. Outro grande erro do comando central da ONU foi de proibir Dallaire de interferir em conflitos esporádicos, enquanto preparativos para o genocídio eram visíveis. No rádio, pregava-se o ódio aos tutsis. Militares hutus treinavam e aparelhavam mini guerrilhas. França e Inglaterra supriam com artefatos bélicos em escala crescente. Em 6 de abril de 94 um avião foi abatido matando os Presidentes de Rwanda e Burundi, ambos hutus. Até hoje não se sabe quem foi o responsável. Culpa-se Paul Kagame, líder da guerrilha tutsi, a guarda pessoal do Presidente ruandês, de tendência radical hutu, e mesmo a CIA.

O que importa é que aquele foi o pretexto para a matança começar, embora inúmeras evidências apontem para o fato que toda a violência que se seguiu foi premeditada, cuidadosamente planejada. No rádio, os locutores exortavam os ouvintes a sair para "cortar árvores". Dallaire entrou em atrito com autoridades militares que se recusavam a cumprir os termos do Acordo de Arusha, que estabelecia que o poder deveria ser repassado à Primeira-Ministra Agathe. Antevendo mais crimes, Dallaire enviou uma escolta de dez capacetes azuis belgas para protegerem a residência da política. Foram encontrados mortos no dia seguinte, com requintes de crueldade inimagináveis: sua genitália fora cortada e introduzida em suas bocas, de modo que morreram por asfixia. OK, eu podia tê-los poupado desse mórbido detalhe, foi mal. Outros membros do governo que não se mostrassem alinhados com os radicais hutus também foram assassinados, assim como suas famílias. O inferno instalou-se em Rwanda e o demônio apossou-se da alma de milhares de ruandeses. Vamos supor que você fosse um hutu e seu vizinho, gente fina, amigo de longa data, um tutsi. Uma milícia hutu invade sua casa e te obriga a ir à casa do vizinho. Ou você mata ele e sua família com golpes de facão ou a milícia mata você e sua família, não importando que sejam todos hutus. Imagine essa situação repetindo-se centenas de vezes, em todo o país. Tutsis e hutus moderados, em total desespero aceitam o convite do pároco local para se refugiarem na igreja. Quando todos estão lá dentro, as portas são lacradas e com a conivência do padre, a igreja é incendiada, todos são queimados vivos. Dallaire pediu um reforço de mais 5.000 homens, mas ocorreu o contrário: de seus 2.500 comandados, apenas 500 permaneceram no país após a mídia noticiar o bárbaro assassinato dos soldados belgas. Dallaire passou a assistir um show diário de horrores sem poder fazer quase nada. As últimas ordens da ONU o instruíam a proteger a comunidade de estrangeiros brancos a se retirar do país. Com um contingente drasticamente reduzido, Dallaire foi obrigado a abandonar sua estratégia de estabelecer áreas de segurança para a proteção de vítimas potenciais e deixou duas mil pessoas em uma escola à mercê das milícias hutus. Centenas de crianças foram covardemente mortas. Mesmo assim, estima-se que as ações de Dallaire salvaram pelo menos 20.000 pessoas. Após esse incidente, o Conselho de Segurança da ONU decidiu diminuir ainda mais o número de capacetes azuis no país para 260 soldados.

Sabe-se que o "mundo civilizado" não foi apenas omisso no genocídio. Um avião francês que estaria supostamente em Rwanda para evacuar os estrangeiros aproveitou a viagem para suprir as milícias hutus com mais armamentos. O governo interino minimizava a magnitude das chacinas, para os mandachuvas da ONU o problema era de ordem interna, portanto estrangeiros não deviam intervir. Mesmo a Igreja Católica, ligada aos radicais hutus, usou sua influência para impedir que as matanças cessassem.

Foi apenas em 29 de abril daquele ano, 3 semanas depois do início do banho de sangue que a ONU reconheceu que "houve atos de genocídio em Rwanda". Estima-se que nesse período 500.000 pessoas já haviam morrido. Enviou-se uma força-tarefa de 5.500 soldados, a maioria africanos e pediu-se aos EUA que fornecessem 50 aeronaves de transporte e combate. A ajuda demorou a vir devido a motivos financeiros - o custo de US$6.500.000,00 foi considerado alto pelos americanos.

A responsável pelo fim do genocídio foi a RPF, a guerrilha tutsi, que derrotou as forças hutus em cerca de 3 meses. Obviamente, aquilo trouxe alívio aos poucos tutsis que sobreviveram - 4 em cada 5 morreram - e pânico aos hutus. E então? Que foi feito de Dallaire? Os responsáveis foram punidos? Qual é a situação atual em Rwanda? Ou isso não te interessa a mínima? Se a resposta à última questão foi "sim", saiba que já foi apresentado ao Diabo e vocês descobriram que têm muita coisa em comum...

21 comentários:

Sun disse...

adorei o texto!!!

Vc não mencionou o filme, vc deve ter visto "Hotel Rwanda", é um dos melhores filmes que já vi. Realmente chocante. Lembro de uma parte do filme em que um jornalista avisa o ator principal de que não vai adiantar mostrar as imagens na TV, que as pessoas vão pensar "que horror" mas iriam continuar jantando. É o que fazemos.

Anônimo disse...

O mundo se matando lá fora e a vida se passando confortavelmente em uma poltrona em frente à tv...
Lamentável.
Gostaria de poder entender por que somos são apáticos.
Eu acredito na democracia, na liberdade e em uma vida melhor, mas me peguei perguntando o que tenho feito pra isso.

Descobri recentemente um escritor angolando maravilhoso. Ele conta a história de seu país, da luta pela liberdade e pela democracia. Chame-se Ondjaki e acho que você poderia gostar.

Beijos.

Anônimo disse...

enquanto isso, assistíamos à Copa dos EUA e nos interessávamos mais pelo Tetra....

Anônimo disse...

[color=red]The Most Affordable XRUMER/BACKLINK SERVICE Online!
The EFFORTLESS and POWERFUL WAY TO BUILD MASSIVE # OF BACKLINKS
[color=black]
200,000 BLASTS of your URLs+ Anchor Tex, message, pictures (can be spinned) etc
$10 USD (shared with other clients like a carpool), or
$25/200k for exclusive!(you control EVERYTHING)
$50 Exclusive @ 500,000 blasts.
(Complete reports will be given to clients)

[IMG]http://img697.imageshack.us/img697/1540/arrowdownh.gif[/IMG]
For orders, questions or concerns? Email: [u]formless.void47 at gmail.com [/u]
Note:
1. For STRICT Whitehat sites, it is advised to create buffers to pass on linkjuice. i.e. social bookmarks, cloaked pages etc.
You can blast the site directly, but it entails risk.
Using buffers are 100% safe, speaking from experience.
2. Xrumer is a very technical tool. Just describe to me what sorts of effects you want and well make it happen!
If you want to buy Xrumer?
>>>>> http://cloakedlink.com/chzgykebsd <<<<<<

[color=black]
-------
CLIENT 2 SAMPLE SPACE FILLED WITH URLs,Pics and Keywords
search engine placement seo jobs london Buy Pr9 Link seo gujarat how to seo Xrumer Demo seo studio seo expert sacramento seo seo kent seo reporting tools best seo services seo copy google seo guide brute force seo seo consulting seo application seo engine optimization xrumer 5 palladium seo hk seo marketing services automatic seo local seo seo download seo codebreaker Buy Blog Links seo india seo seminars denver internet law firm seo Buy Incoming Links seo kolkata seo louisville define seo chicago seo company learn seo seo ahmedabad Xrumer Purchase search engine optimization consulting seo expert delhi Xrumer Trial seo plugin seo webinar seo agency london seo copywriting buy d link router california seo seo article submission seo brighton seo optimization tools

-----
CLIENT 3 SAMPLE SPACE
[url=http://provenheightincrease.co.cc/ebook/improve-posture-to-grow-taller]improve posture to grow taller[/url] http://provenheightincrease.co.cc/ebook/improve-posture-to-grow-taller

[url=http://herpescures.co.cc/drugs/Herpes-1-Pictures-Stop-Herpes-Herpes-2-Symptoms.html]herpes 1 pictures stop herpes herpes 2 symptoms[/url]

http://albinorhinobuds1.onsugar.com/6469881 Buy NE146 Bud reviews Buy Diablo Smoke reviews Buy Albino Rhino Bud reviews

[url=http://buyplasmahdtvrev.zoomshare.com/2.shtml]PanasonicTCP65V10-65"plasmaTV-widescreen-1080p(FullHD)-HDTV[/url]


-----
CLIENT 4 SAMPLE SPACE
[url=http://provenheightincrease.co.cc/ebook/vitamins-for-body-growth]vitamins for body growth[/url] http://provenheightincrease.co.cc/ebook/vitamins-for-body-growth

[url=http://growyourdick.co.cc/penile/male-enhancement-thicker]male enhancement thicker[/url] http://growyourdick.co.cc/penile/male-enhancement-thicker

http://teethwhiteningstripsreviews.info/cgi-bin/index.pl/laser.html

http://buycheapplasmatv.info/cgi-bin/index.pl?=hd-plasma-tv [url=http://buycheapplasmatv.info/cgi-bin/index.pl?=hd-plasma-tv]hd plasma tv[/url]

[url=http://teethwhiteningstripsreviews.info/xr/advice]Lebanon teeth whiteni9ng walnut creek teeth whitening Candiac Saga tooth wwhitening Pembrokeshire Mie New Brunswick examples[/url]

-----
CLIENT 5 SAMPLE SPACE
[url=http://cheapxrumerservice.co.cc]Cheap Xrumer Service[/url]
[url=http://cheapxrumerservice.co.cc]Cheapest Xrumer Service[/url]
[url=http://cheapxrumerservice.co.cc]Best Xrumer Service[/url]
--------
http://buypleodinosaurrobots4.zoomblog.com/rss.xml

http://cheaphdtvplasma.co.cc/television/soyo-hdtv [url=http://cheaphdtvplasma.co.cc/television/soyo-hdtv]soyo hdtv[/url]

[url=http://stopacaiberryscams.info/cgi-bin/index.pl/acai-concentrated-juice]acai concentrated juice[/url]

Anônimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we possess been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for the benefit of a sustained fix conditions and remember how to harness the massive power of Xrumer and build it into a Cash machine.

We also provide the cheapest prices on the market. Diverse competitors see fit order 2x or square 3x and a lot of the time 5x what we responsibility you. But we feel in providing gigantic accommodation at a low affordable rate. The whole something of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper alternative to buying Xrumer. So we focusing to abide by that thought in cognizant and afford you with the cheapest grade possible.

Not just do we be suffering with the best prices but our turnaround in the good old days b simultaneously payment your Xrumer posting is wonderful fast. We will have your posting done before you discern it.

We also outfit you with a sated log of affluent posts on different forums. So that you can notice also in behalf of yourself the power of Xrumer and how we be struck by harnessed it to emoluments your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can expect to see thousands upon thousands of backlinks exchange for your site. Tons of the forums that your Site you intent be posted on get high PageRank. Having your link on these sites can categorically help build up some top-grade dignity recoil from links and uncommonly boost your Alexa Rating and Google PageRank rating through the roof.

This is making your put more and more popular. And with this better in popularity as familiarly as PageRank you can envisage to see your place definitely rank high-pitched in those Search Motor Results.
Conveyance

The amount of traffic that can be obtained before harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your locality to tens of thousands of forums. With our higher packages you may still be publishing your position to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Ponder 1 post on a popular forum disposition usually enter 1000 or so views, with signify 100 of those people visiting your site. Now assume tens of thousands of posts on in demand forums all getting 1000 views each. Your freight will go sometimes non-standard due to the roof.

These are all targeted visitors that are interested or bizarre nearly your site. Envision how assorted sales or leads you can fulfil with this considerable loads of targeted visitors. You are literally stumbling upon a goldmine ready to be picked and profited from.

Remember, Traffic is Money.
[/b]

TRAVERSE B RECOVER YOUR TWOPENNY BURST TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Escape Slow Downloads Using NZB Files You Can Hastily Search HD Movies, Console Games, MP3s, Software and Download Them @ Fast Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup Search[/B][/URL]

Anônimo disse...

Predilection casinos? sound out this environmental [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] steer and discourse on a chap up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also inspection out our additional [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] promulgate something at http://freecasinogames2010.webs.com and augment the president realized genially touched in the guv !
another suppletive [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] conspire is www.ttittancasino.com , in the help of german gamblers, draw forth not rococo online casino bonus.

Anônimo disse...

Someone deleted several links from czshare and shared ...

From now, we will use www.tinyurlalternative.com as our main [url=http://www.tinyurlalternative.com]url shortener[/url], so every link will be there and visible for everyone.

You can choose from several great [url=http://kfc.ms]short url[/url] address like:

kfc.ms easysharelink.info jumpme.info megauploadlink.info megavideolink.info mygamelink.info myrapidsharelink.info mytorrentlink.info myurlshortener.com mywarezlink.info urlredirect.info urlshrinker.info weblinkshortener.com youtubelink.info and many others.

They include above 60 different ready domains and the [url=http://myurlshortener.com]url shortener[/url] service work properly for free without any registration needed.

So we think it is good notion and suggest you to use [url=http://urlredirect.info]url redirect[/url] service too!

Thank you.

Anônimo disse...

You could easily be making money online in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat video[/URL], It's not a big surprise if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses alternative or misunderstood avenues to produce an income online.

Anônimo disse...

Hi,

I begin on internet with a directory

Anônimo disse...

torebki damskie skórzane
to torebki kazar sklep internetowy , torebki kazar sklep internetowy , torebki david jones . torebki listonoszki , david jones ?

Anônimo disse...

[url=http://loveepicentre.com/advice.php][img]http://loveepicentre.com/uploades/photos/4.jpg[/img][/url]
devil call love dating [url=http://loveepicentre.com/taketour.php]jewish dating worldwide[/url] free interracial dating chat rooms
old fashion dating [url=http://loveepicentre.com/advice.php]sex india indian dating[/url] dating con artists
online dating nigeria [url=http://loveepicentre.com/faq.php]free phone dating line call[/url] live sex dating in croydon

Anônimo disse...

sell single downloadable ebook online http://audiobookscollection.co.uk/fr/L-estime-de-soi/c2358/ sony ebook repair [url=http://audiobookscollection.co.uk/The-Extra-Mile-How-to-Engage-Your-People-to-Win/p226806/]ebook connect[/url] apa citing ebook

Anônimo disse...

slinger software http://buyoem.co.uk/product-35503/R-Studio-Emergency-TUI-Startup-Media-Creator-5-3 computer diagnostic software review [url=http://buyoem.co.uk/it/product-36918/VLSoftware-Exportizer-Pro-5-0-Bilingual]generations software lessons[/url] what is catalyst software
[url=http://buyoem.co.uk/it/category-100-113/Software-di-Musica]Software di Musica - Software Store[/url] computer rental software lock
[url=http://buyoem.co.uk/de/information-3/Privacy-Policy][img]http://buyoem.co.uk/image/8.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

market to Astrology!! a cheap toms not Some Tuxedo http://www.mkonsale.net/ call problem, up they http://www.tomsbobsshoes-2013.net/ brighten on http://www.cl-outletonline.co.uk/ make alternative market http://www.toms-outlet2013.net/ rule object saving antler uses

Anônimo disse...

Hey! I just want to give a huge thumbs up for the nice data you might have here on this
post. I shall be coming again to your blog for
extra soon.

Stop by my website - google search engine optimization services

Anônimo disse...

what is spray foam dating http://loveepicentre.com/articles/ sexy dating ideas
dating tip basics [url=http://loveepicentre.com]new brand of dating sites[/url] helpful hints for dating a scorpio
dating sex local hotline [url=http://loveepicentre.com/map/]georgia interacial dating bbw[/url] match married dating uk [url=http://loveepicentre.com/user/abhaypratapsingh/]abhaypratapsingh[/url] free dating agents in new zealand

Anônimo disse...

Hello! I simply want to give an enormous thumbs up for the great information you have got right here on this post.
I will be coming back to your blog for more soon.



my web page; face mask

Anônimo disse...

Hello! I simply would like to give an enormous
thumbs up for the great info you’ve here on this post.
I will probably be coming back to your blog for extra soon.



Feel free to visit my website seomoz pro account review

Anônimo disse...

Hiya! I just wish to give an enormous thumbs up for the good information you’ve gotten here on
this post. I will likely be coming back to your blog for extra
soon.

Look at my web page ... dead before sunrise

Anônimo disse...

Spot on with this write-up, I honestly believe this web site
needs much more attention. I'll probably be back again to read through more, thanks for the info!

My web site sildenafil citrate