quarta-feira, 19 de julho de 2006

A Realidade da Mente - Parte 2 - Modelo

M.C. Escher "Path of Life III", 1966

O Modelo da Realidade da Mente (RM) é uma moldura que contém as Ciências da Mente integradas:
- Nível parapsicológico e Metafísico
- Nível Psicológico
- Nível Físico
- Nível da Física Quântica

O Modelo da Realidade da Mente é o início, o recipiente e a conexão. É o estudo da essência ou natureza de tudo que existe

As Ciências da Mente são como um guarda-chuva que incluem todos os assuntos relacionados à Mente:
- Psicologia e Neurociência se interrelacionam. O aspecto metafísico da mente é o consciente e o inconsciente. O aspecto físico da mente é o cérebro, o sistema nervoso e nossos sentidos.
M.C. Escher "Portrait of a Man",1920

- Ciência Espiritual. Há uma base espiritual por trás da Psicologia. A realidade é resultado de fatores espirituais. Tudo que se relaciona à mente, também se relaciona à realidade. Como já foi dito, a mente afeta a realidade. Já foi provado que o observador participa na criação da realidade que observa. O Princípio da Incerteza de Heisenberg afirma que não há como haver medição ou avaliação sem criação.
M.C. Escher "Drawing Hands", 1948
A Ciência da Mente integra-se à Ciência do Universo. Psicologia e Física se interrelacionam. O desenvolvimento da vanguarda da Física Moderna, como Mecânica Quântica, a nova Cosmologia e a Teoria do Caos continuam a instigar a imaginação com possíveis conexões entre Física e a Psiquê.

Philip Straub "Cohabitation", 2004

"A união da física com a psicologia me parece totalmente possível". Jung


As Ciências da mente são sete. Cada uma corresponde a um Nível de Realidade


-Nível Psicológico (Psicologia, PNL, Hipnose e Filosofia)

Este nível marca o início do estudo da mente. Começamos pensando no assunto, em seu funcionamento e o porquê desse funcionamento. Já estamos filosofando. Essa é a forma como uma nova ciência é criada, o primeiro passo sempre é uma idéia. A Filosofia lida com conceitos fundamentais e gerais sobre o pensamento, ação e realidade. Pode ser considerada como a primeira matéria do estudo da mente. Quando a Ciência concentrou-se no desenvolvimento da mente, criou-se a Psicologia.

M.C. Escher "Eight Heads",1922

Psicologia é a união de dois termos: psyche e logos. Psyche é um termo grego para alma ou espírito, às vezes traduzido um pouco de modo impreciso como "mente". Logos significa conhecimento, sabedoria, estudo. Psicologia seria então o "estudo da mente". (isso aqui tá ficando óbvio demais...) Ela é a chave da Ciência da mente porque tenta compreender como a percepção governa o comportamento. Me repetindo de novo: o que pensamos afeta todo o resto.

- Nível Físico (Neurociência)

Quando a tecnologia possibilitar que examinemos o cérebro fisicamente, vamos entender o lado físico correspondente aos outros níveis. A Neurociência proporciona a compreensão do funcionamento da mente do modo neurológico e biológico. Toda atividade da mente, como pensamentos e emoções têm um correspondente neurológico e biológico resultantes dessas atividades.

M.C. Escher "Hand with Reflecting Sphere", 1935

- Nível da Física Quântica (Metafísica)

Neste nível estudamos a construção de toda realidade física, os fenômenos físicos do menor ponto de vista possível. Do ponto de vista quântico.
Sabe-se que as coisas são compostas de matéria e energia. E como a matéria pode ser convertida em energia e o contrário, tudo é fundamentalmente energia. O Universo é feito de pura energia.
Todas as leis da física descrevem a natureza e as características da realidade física.
Uma vez que a realidade física é produto da realidade espiritual, as leis da física seguem as leis do espírito.
Dessa forma, os princípios da metafísica são espelhados e compreendidos pelos princípios da física quântica e vice-versa.

M.C. Escher "Day and Night", 1938

-Nível Parapsicológico e Metafísico

O nível mais alto da mente é o psíquico e o estudo dessa área é a parapsicologia. Este é o nível onde a mente é capaz de fazer coisas que vão além dos limites das possibilidades físicas. Lida com fenômenos que parecem contradizer as leis físicas e sugere que suas explicações estejam nos processos mentais.
M.C. Escher "Relativity", 1953

Metafísica é um ramo da filosofia que examina a natureza fundamental de todas as realidades, incluindo a relação entre mente e matéria, aparência e substância, forma e essência.
"Meta" significa "sobre", "além" e "atrás".
A Metafísica vai além do corpo físico e vai para o espiritual. Não são realidades separadas, apenas atuam em diferentes níveis da mesma realidade.
M.C. Escher "The Bridge", 1930

Para examinar a natureza da realidade física, devemos fazê-lo de um nível acima deste. Einstein disse que nunca resolveremos um problema no mesmo nível de consciência de onde foi criado.

Modelo da Realidade da Mente

M.C. Escher "Tetrahedral Planetoide", 1954

O que acontece em um determinado nível afeta todos os outros níveis. O Espírito governa o Físico. O Interior sempre define o Exterior, é um reflexo dele.
Os Quatro Níveis de Realidade formam o Modelo da Realidade da Mente. O objetivo é evitar o isolamento do estudo da mente a partir de apenas um ponto de vista para se trabalhar em todos os níveis de forma integrada, completa, holística.
M.C. Escher "Bond of Union", 1956

Os Quatro níveis (espiritual, mental, físico e quântico) são, na verdade, dois, pois mente e espírito são unos e o físico é quântico. E se todas as coisa físicas, são na realidade não-físicas, os níveis se reduzem a apenas um. Essencialmente, em sua pré-existência, toda realidade é espiritual.


M.C. Escher "Snakes", 1969

Quando alguém que ainda não foi cegado pelo paradigma vigente aparece, ele vê o que ninguém mais vê, e oferece um novo paradigma. E quando esse novo modelo resolve problemas, dilemas e responde perguntas para as quais o paradigma vigente não tem resposta, estamos criando uma Revolução Científica.


O Paradigma definitivo é o Paradigma Unificado. O novo SuperParadigma.

A integração da Ciência Mental com a Ciência Universal. A Mente e a Realidade.




9 comentários:

Anônimo disse...

Promissores esses estudos hein.
Me parece que a parapsicologia não tem muito crédito. Os fenômenos inexplicáveis, que "ignoram" as leis físicas, parecem ter uma explicação, pelo menos para padres Quevedos. Eu não sei não viu.
A maneira como se é falado de espiritualismo eu achei interessante. Geralmente se fala da imortalidade do mesmo, mas aqui entendi que se refere às consciências.
Que a "realidade" é fruto da nossa imaginação, isso eu já disconfiava, haha.
Viu, essa pagina está enorme, chega a travar o navegador.
E... olha esse site aqui http://www.projetoockham.org/ , e diz o que acha.

Anônimo disse...

Talvez minha mente seja um pouco mais complicada que as gravuras, e olha que isso dá medo!

Sun disse...

Gostei mto das gravuras....
e dou mto valor à parapsicologia. Vc gosta?

Sun disse...

sobre o tamanho das letras entendi!

sabe o tamanho que vc escreveu essa parte de azul no início do texto?

-Nível parapsicológico e Metafísico
- Nível Psicológico
etc

acho essa ideal!!

ah.. te respondi no meu blog...
depois te falo sobre parapsicologia...vou papar agora!

Anônimo disse...

Olá, Rumblefish

Olha, gostei bastante do texto, principalmente no que se refere às teorias da física quântica.
Ultimamente, andei lendo Amit Goswami. E Jung, já faz parte da minha vida há tempos.

Também gostei das telas de Escher. Não conhecia Snape e adorei. As outras já são velhas amigas.
Escher era matemático e tinha a "mente aberta" como um bom holandês.
As representações de Escher significam (para mim) a exatidão cartesiana mergulhada no "deus" caos. E eu gosto disso.

Um beijão.

Anônimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anônimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anônimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anônimo disse...

Devemos tomar cuidado para não distorcer as coisas. Quando leio algo relacionado e "física quântica" , "PNL", "metafisica",
"parapsicologia" já toca um sininho de alerta na minha mente que me diz que muita pseudo-ciência está por vir no que estou lendo ou assistindo.

E é batata!!

Pessoal, não podemos deixar que a ciência seja poluida por abordagens que não são comprovadas cientificamente, que não estão de acordo com o pensamento cientifico só porque é complicado, curioso ou nos agrada.

Prestem mais atenção em frases como esta:
"as leis da física seguem as leis do espírito"