Este post pode parecer a princípio óbvio demais, auto-ajuda demais. Com certeza ninguém vai ler, ficou muito comprido. É adaptado de um site que me causou o mesmo tipo de suspeita, mas vai bem mais longe. Os conceitos iniciais podem ser considerados um amontoado de lugares-comuns, mas são necessários para a visualização do que o site quer transmitir.
Diana Vanderberg "Ecstatic Orgasm of Death", 1979
Auto-conhecimento é re-criação em todos os níveis. Todos os erros derivam da ignorância. Consciência (awareness) é poder, quanto mais você a domina, mais poder terá em todas as outras áreas da vida. Percepção é a chave para a resolução de todos os problemas. Compreender o problema dissolve o problema.
René Magritte "The Treason of Pictures", 1929
Conscientização é poder porque possibilita escolha. Para assumir o controle, é preciso saber. Saber como as coisas funcionam e compreender o que está acontecendo. Você precisa da conscientização para fazer escolhas conscientes.
Conscientização é o primeiro passo, o segundo passo é a mudança. Você deve saber o que quer mudar e as razões por trás disso. Sabedoria gera conscientização, portanto sabedoria é poder. Toda a vida é uma experiência de aprendizado para você se tornar tudo que puder ser.
"Até que você torne o inconsciente consciente, ele vai guiar sua vida e você vai chamá-lo de destino" Carl Jung
A Auto-atualização - que também pode ser chamada de reinvenção - está no topo da hierarquia das necessidades, na verdade é o único ato realmente importante. Osho diz que é impossível conhecer de fato uma pessoa, pessoas são processos infinitos. Sem a Auto-atualização viveríamos em vão e nossas existências não teriam significado algum.