quarta-feira, 18 de abril de 2007

Parabéns, vocês conseguiram. Conseguiram o quê mesmo?

Proust

Como as idéias de Platão chegaram até Proust, 2.000 anos depois? Quem foram os mensageiros que perpetuaram e preservaram os preceitos do autor de "A República", obra tida como inigualável? Entre esses dois pólos, genericamente falando, temos Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Emmanuel Kant, Colleridge e Emerson.
Kant

Cite algum filósofo, músico clássico, escritor, político, poeta... algum daqueles que ajudaram a moldar o mundo da maneira como ele é. Einstein, por exemplo. Foi influenciado por Voltaire, cujas idéias inspiraram Kant, que teve Hume como sucessor. Russell foi seu "herdeiro" e Husserl repassou esse ideário a Einstein. Do séc XVII ao séc XX a ciência deu saltos inacreditáveis. Essa rede mostrada no link é como uma enorme"teia" com múltiplas conexões, criando um belo e rico efeito visual. Só vendo pra crer como o negócio é bem bolado. Vê-se que cooperação é imprescindível, e, de quebra uma mini biografia de cada pessoa representada. Fascinante.
http://mike-love.net/

Um comentário:

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhhh!
Esse aqui tá nos favoritos.
Aos poucos vou lendo uma coisinha e outra.
NHé, tou lendo Proust, sabia?
"O amor de Swam", um pedacinho de "Em busca do Tempo Perdido".

E Kant, bueno... pra mim é meio traumatizante.
Tive um professor de Introdução à Historiografia que me disse há uns dez anos: nem que você viva 300 anos, vai entender Kant completamente.
Medo! Muito medo!

Beijo no nariz.