terça-feira, 24 de abril de 2007

Rodapé: A Saga


Obs inicial: Antes de prosseguir a leitura coloque no cd player o disco Nursery Crime, do Genesis. Comece ouvindo The Musical Box e depois passe para The Return of the Giant Hogweed. Falando sério, se tiver essa obra-prima do rock progressivo, dos bons tempos em que o Peter Gabriel ainda estava no grupo e o Phil Collins ainda ficava caladinho na bateria, aceite minhas congratulações. Você deve ser meio nerd mas definitivamente tem bom gosto musical.

Essa é uma tentativa de escrever um conto de fadas. O uso de palavras fora de seu contexto original pode levar os mais imaginativos a enxergar conotações inexistentes. A Lid, por exemplo, desenterrou a Lúcia Machado de Almeida e seus livrinhos da série Vaga-Lume, artefatos pré-históricos de 12.000 anos atrás.

"Conta-se que Timbalo de Alcaçuz, filho de Fosfato e Esbórnia, discípulo do venerável mestre Xistocaleno, era um rapaz afortunado, apesar de pobre. O motivo de ser invejado pelos outros rapazes da vila de Rotunda era o fato de ser objeto do desejo de Bazófia Melindrado, oriunda da família mais próspera do ducado de Ósculo. Os jovens da aldeia, em sua maioria paupérrimos, viam na absoluta falta de atributos da moça o preço justo a ser pago por uma vida plena de luxo e ócio, na hipótese de se casarem com ela. Bazófia não era apenas pouco atraente, mas também frívola e medíocre. Tinha três paixões: alhures ao molho de belaco1, costurar casacos de gosto duvidoso com pêlo de carmichael2 e por fim, aproveitar o fato de pertencer a uma família abastada e influente para humilhar e exercer sua autoridade sobre os aldeões.
Em suma, Bazófia era uma garota muito infeliz que odiava a si mesma e ao mundo com intensidade. Estimava apenas uma pessoa, e esse era Timbalo. Queria-o a seu lado o tempo todo, mas Timbalo não era como os outros rapazes da aldeia e não ligava para seu status social ou bens materiais. Lírico e sonhador, era um aplicado aluno de alquimia do velho Xisto e quando não estava estudando podia ser encontrado nos bosques de fanfarras3 tocando seu burocrata4.
Quando viu que suas tentativas de seduzi-lo não surtiam efeito, Bazófia empregou uma estratégia mais agressiva: pediu ao pai, o mercador Moucos Melindrado, que oferecesse um dote fabuloso à família Alcaçuz em troca de um contrato de casamento com Timbalo. Uma soma tão indecente que tornaria impossível uma recusa da modesta família do noivo em potencial. Acontece que a jovem era tão insuportável que o próprio pai ansiava ver-se livre dela, então ele acatou seu apelo e imediatamente despachou dois emissários com um baú repleto de Rufiões5 e jóias cravejadas de hermafroditas e colostomias6 . Quando viu todo aquele tesouro, Fosfato, pai de Timbalo, ficou balançado. Seria mais que suficiente para pagar os impostos que devia ao Grão-Duque de Atabak e ainda sobraria dinheiro para expandir sua pequena oficina de lexotans7. Mas Fosfato não era um homem de ação. Tinha uma personalidade fraca e era facilmente dominado por sua esposa Esbórnia. Então, antes de assinar o contrato nupcial assegurando a união de Timbalo e Bazófia, Fosfato foi consultar a esposa. Esta, uma mulher geniosa que nutria grande antipatia por Moucos devido a um incidente mal explicado no passado, foi totalmente contra o casamento. Timbalo foi tão veemente quanto ela. Ele estava apaixonado por Quimera de Tafetá, bela jovem de origem Kafunga. E então? Como os Melindrados reagiriam ante a surpreendente esnobada dos Alcaçuz? (Continua)

1prato à base de pequenos pássaros regados a um espesso caldo esverdeado
2grande mamífero, bastante agressivo, encontrado apenas nas distantes planícies de Oboé
3 árvore de grande porte semelhante ao carvalho
4complexo instrumento musical que mistura sopro, cordas e percussão para, em geral, não emitir som algum.
5moeda corrente
6pedras preciosas: a primeira é transparente com um toque azulado, a outra é de um tom roxo-escuro
7espécie de machado de guerra que faz o adversário desmaiar se atingido na nuca

quinta-feira, 19 de abril de 2007

O Ser Humano se supera nas capas de discos. Aleluia!

Que Marcel Duchamp, Pollock, Andy Warhol ou Roy Liechtenstein o quê! Pós Moderno é isso aí!

Mas que belo casal, almas gêmeas, feitos um para o outro. Imagino o repertório dessa dupla, chamada "As Bestas boa- pinta", ou algo assim. Os breganejos devem ter surrupiado muitas de suas canções.

São eles de novo, numa fase mais "cabeça". O simbolismo da capa revela a riqueza de suas idéias


"Boned" deriva de "boner", que significa... melhor não saber. Que sutileza, que refinamento!



É um pássaro? É um avião? Não, é o Super Cafona! Direto do Planeta Bizarro pra sua eletrola. Eletrola, sim senhor! Mais respeito com os fósseis.



Ah, esse é o cunhado que pedi a Deus. Reparem na originalíssima sobreposição de imagens e na combinação costeleta/bigodão.



Lembram dos obscuros irmãos Nelson? Pois eles evoluíram. Darwin ficaria orgulhoso.


Gostaram? Pois ainda não viram nada... Agora dá licença que eu preciso de um engov, aliás de uma caixa inteira.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Internet: a ferramenta que vai democratizar a burrice e o mau-gosto

http://www.becomeanmm.com/
No mais extremo horror Kafkaniano, um dia você acorda como um M&M de amendoim com 1,70 ms de altura. Esse utilíssimo site te ensina como passar desapercebido e ainda não ser devorado por um elefante. E funciona: tentei comigo mesmo e o único comentário que ouvi foi que minhas luvas não combinavam.


http://www.justiceforkurt.com/
É, tem gente que acredita nisso até hoje. A solução do "mistério" é tão óbvia que ninguém percebeu: é claro que foi raptado por criaturas intraterrenas amantes de grunge que deixaram um clone morto em seu lugar. Faz tanto sentido que até o link foi assassinado!

Isso não tem nada a ver, mas não pude resistir: Rose McGowan e Rosario Dawsom estrelam o mais novo filme de Robert Rodriguez e Tarantino. Só pra dar uma noção: uma das personagens tem um membro amputado e substitui a prótese por uma metralhadora. Também...com esses 2 diretores juntos você espera o que: O natal do garotinho órfão? Mais info no www.imdb.com.


http://ididnotknowthatyesterday.blogspot.com/

Perguntas realmente pertinentes, podem mudar sua vida. Vivemos num mundo paradoxal onde o excesso de informação acaba ofuscando as questões de fato importantes. Como viver sem saber:
- Quem inventou a casquinha do sorvete?
-Vacas e cavalos tomam sol?
-Qual o dia em que há mais aniversários?
-Porque depois daquela diarréia riscar um fósforo minimiza o mau-cheiro no banheiro?
-Existem animais gays?
-Quem inventou o pão fatiado?
E por aí vai. Por umas 100 pratas te mando as respostas. É uma quantia ínfima tendo em vista a paz espiritual que vai atingir ao elucidar esses mistérios. Liberte-se das amarras das trevas! Vade retro, Satanás!

Na próxima, capas de discos que... não tenho palavras. Tenha medo, muito medo...

Parabéns, vocês conseguiram. Conseguiram o quê mesmo?

Proust

Como as idéias de Platão chegaram até Proust, 2.000 anos depois? Quem foram os mensageiros que perpetuaram e preservaram os preceitos do autor de "A República", obra tida como inigualável? Entre esses dois pólos, genericamente falando, temos Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Emmanuel Kant, Colleridge e Emerson.
Kant

Cite algum filósofo, músico clássico, escritor, político, poeta... algum daqueles que ajudaram a moldar o mundo da maneira como ele é. Einstein, por exemplo. Foi influenciado por Voltaire, cujas idéias inspiraram Kant, que teve Hume como sucessor. Russell foi seu "herdeiro" e Husserl repassou esse ideário a Einstein. Do séc XVII ao séc XX a ciência deu saltos inacreditáveis. Essa rede mostrada no link é como uma enorme"teia" com múltiplas conexões, criando um belo e rico efeito visual. Só vendo pra crer como o negócio é bem bolado. Vê-se que cooperação é imprescindível, e, de quebra uma mini biografia de cada pessoa representada. Fascinante.
http://mike-love.net/

domingo, 15 de abril de 2007

Contato

Diálogos extraídos do filme Contato (1997) de Robert Zemeckis, que por sua vez é uma adaptação do livro homônimo de Carl Sagan.
Executivo: Devemos confessar que sua proposta parece mais ficção-científica que ciência propriamente dita.
Ellie Arroway (Jodie Foster):Ficção-científica. Tem razão, é loucura. De fato é pior ainda, é completamente insano. (fecha maleta abruptamente e dirige-se à mesa)
Quer ouvir uma coisa bem louca? Ouvi dizer que dois caras querem construir uma coisa chamada "avião", você sabe, as pessoas entram nele e voam como pássaros, é ridículo, não é? E quanto à quebrar a barreira do som, ou enviar foguetes à lua, ou energia atômica, ou uma missão para Marte? Tudo ficção-científica, não é? Vejam bem, tudo que lhes peço é uma mentalidade um pouco mais aberta. Dêem um passo para trás e examinem o panorama. Tentar algo que pode resultar no momento mais impactante da História da... História.

Ellie desafia Joss (Matthew McConaughey) a provar a existência de Deus.
Joss: Você amava seu pai?
Ellie: O quê?
Joss: Seu pai. Você o amava?
Ellie: Sim, muito.
Joss: Prove.

Joss: Ao fazer isso, você estará colocando sua vida em risco, você pode morrer. Porque?
Ellie: Sempre estive buscando uma coisa, uma razão para estarmos aqui. O que estamos fazendo aqui? Quem somos nós? Se essa é uma oportunidade de descobrir ao menos uma parte da resposta... não sei, acho que vale uma vida humana. Você não acha?

Jay Leno: Então descobriram que há vida em outros planetas. Cara, isso vai mudar definitivamente o concurso de Miss Universo.

Alien:Vocês são uma espécie interessante. Uma mistura interessante. Capazes de sonhos tão belos e pesadelos tão horríveis. Sentem-se perdidos, isolados, sozinhos. Só que não estão sozinhos. Escute, em todas as nossas buscas, descobrimos que a única coisa que torna o vazio mais suportável é o seu semelhante.


Examinador: Se você conseguisse contatar os extraterrestres e pudesse fazer a eles uma única pergunta, qual seria?
Ellie: Bem, suponho que seria "como vocês conseguiram"? Como evoluíram, como sobreviveram a essa adolescência tecnológica sem se auto-destruírem?

Ellie: Eu... tive uma experiência. Não posso prová-la, não posso sequer explicá-la, mas tudo que sei como um ser humano, tudo que faz parte de mim me convence que foi real! Algo maravilhoso me foi dado, uma coisa que me transformou para sempre... Uma visão do Universo, que nos mostra, inegavelmente, o quanto somos pequenos e insignificantes, mas também o quanto somos... raros e preciosos. Uma visão que nos mostra que pertencemos a algo maior que nós mesmos, que nenhum de nós está sozinho. Eu gostaria que... todo mundo, ao menos por um instante... pudesse sentir... esse encanto, humildade e esperança. Mas... isso continua apenas a ser meu sonho.